
As térmitas, insectos pertencentes à classe Isoptera, devem a sua notoriedade no reino animal às colónias verticais que edificam e que atingem frequentemente perto dos 3 metros de altura, albergando no seu interior milhões de indivíduos. Autenticas obras de engenharia, estas estruturas quebram a fastidiosidade das planícies africanas sendo visíveis a dezenas de metros de distância.
O projecto de Gonçalo Byrne, Estoril Residence está para a costa do Estoril como uma termiteira está para a planície africana, um mamarracho. A sua estrutura em H, uma artimanha horrível para libertar espaço no solo que viabiliza a construção, a sua traça que faz lembrar um amontoado de contentores no Porto de Lisboa, as dimensões desproporcionadas à zona, a falta de enquadramento na envolvente arquitectónica e paisagística, tudo no projecto me causa repulsa e aversão. Não obstante, este vai ser o edifício que vai albergar os apartamentos mais caros do país, um pequeno T1 custa cerca de 900 mil Euros!!! e o mais caro ronda os 3,7milhões de Euros!!! O custo dos apartamentos não parece no entanto afastar os interessados em morar no novo elefante branco da construção portuguesa, ainda antes de se iniciar a sua construção, cerca de 65% dos apartamentos já estão vendidos. (Isto faz-me reflectir um pouco sobre a realidade social portuguesa e a distribuição da riqueza, mas deixo isso para um momento futuro)
Importa lembrar que o velhinho Hotel Estoril Sol veio abaixo pelas suas dimensões desproporcionais para a zona, por sobressair demasiado na bela costa do Estoril e por a sua remodelação ser demasiado dispendiosa. Pois bem, o novo Estoril Residence não só é do mesmo tamanho, destoa ainda mais e consegue ser mais feio.
Para isto mais valia não ter deitado o Estoril Sol por terra.

Ver video clicando na imagem
De
ric a 14 de Janeiro de 2008 às 11:42
http://bla-bla.blogspot.com/2007/07/estoril-sol-residence.html
Coloquei o teu post em "LINKS RELACIONADOS"
Pelos vistos isto vai dar muito que falar e mais vale começar já a reunir os comentários mais interessantes e pertinentes.
Abraço,
R.
De Zé a 14 de Janeiro de 2008 às 21:00
Realmente, T1 que custa cerca de 900 mil Euros!!! e o mais caro ronda os 3,7milhões de Euros!!! - Onde é que está a crise !!!!
Relativamente aos comentários de gosto. Não posso concordar, porque elo que vi acho que o projecto é bonito. Para mim feio é o Hotel Mirage ao lado. Esse sim um mamarracho de betão.
Mas o que eu gostava mesmo é de ter algum $ para poder comprar um desses apartamentos.
De AlbCab a 14 de Janeiro de 2008 às 22:01
Pois eu também acho a arquitectura interessante, contemporânea e integrada no local.
No post falam do elevado custo dos apartamentos (e depois, será inveja ?) e pouco mais ...
Gostava que indicassem um exemplo de boa arquitectura ... só para eu saber ! Ou não haverá nenhum ?
outro aspecto que não convinha negligenciar é a aparente susceptibilidade face a abalos sísmicos. aquela estrutura em H não parece ser das mais adequadas a uma zona com forte actividade sísmica.
Voltando à estética, a mim, não me parece que um edifício que sobressai na paisagem seja o melhor exemplo de enquadramento paisagístico.
De tracyt a 22 de Janeiro de 2008 às 11:36
é uma monstruosidade. não se enquadra de todo no espaço. não consigo entender sequer como é que alguém pode defender um edifício deste gênero num sítio daqueles.
Comentar post